Vamos falar sobre mágoa?

20160717_212451

Hoje trago um assunto que, vez ou outra faz parte da vida de quase todo mundo.

Quem nunca viveu alguma situação que resultou em uma mágoa ou raiva de alguém? Quem nunca né…

Em alguns momentos da nossa vida ouvimos palavras duras, sentimos pessoas despejarem todo o tipo de desejo e sentimento negativo sobre nós, chegamos a ver o ódio no olhar de outra pessoa, ouvimos palavras sem nenhum filtro…saindo da mente e indo direto para boca, sem nenhuma parada.

O fato é que, na hora da raiva, as palavras doem mais que uma agressão física e, nessa hora, o que você faz?

Depois de passar por situações complicadas, de participar de diálogos que muitas vezes foram mais parecidos com monólogos, onde só ouvi. Tempos depois refletindo muito sobre isso, acho que a decisão de me calar foi a mais acertada, afinal, nessas situações todo mundo quer ter direito à réplica, à tréplica e…por ai vai.

E depois de tudo isso, restam alguns sentimentos dentro de nós e algumas perguntas….

Ficamos com muita raiva, e depois com mágoa e nos perguntamos. Será que um dia eu serei capaz de perdoar?

Aprendi com essas situações, que perdoar não significa esquecer e que o perdão tem mais a ver com o que você faz com esse sentimento dentro de você do que com o que você faz em relação a outra pessoa. Aquela pessoa que te magoou não precisa te pedir perdão para que você precise perdoá-la, perdoe-a dentro de você. Transforme esse sentimento, ressignifique ele, pode ter certeza que você não estará se anulando. Continuar cultivando a mágoa e a raiva dentro de você só te fará mal, sabe aquela história “guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra”. Tudo o que você sente é seu, está dentro do seu coração.

Uma vez ouvi em algum lugar que, cada um oferece aquilo que tem e que a boca fala aquilo que o coração tá cheio.

No meu coração e na minha vida, só abro espaço para coisas boas e para o amor, não permito que ninguém contamine meu ambiente com coisas negativas.

Parece clichê mas, os dias estão difíceis e, se a gente combate o mal com o mal, vai ser difícil construirmos um mundo com mais paz, mais harmonia, mais tolerância, mais compreensão e com mais amor.

Sempre costumo trazer temas que vivi aqui e, pode apostar que eu passei por esse processo e, felizmente hoje, consigo falar disso e passar um pouco dessa transformação para as outras pessoas e dizer, vale muito a pena. Viver sem esse sentimento de mágoa e raiva dentro do coração acalma a alma.

Estou muito longe do ideal, mas depois de ler muito, ouvir muitos conselhos e conversar bastante com outras pessoas, cheguei a essa conclusão e acho que, por ter me beneficiado tanto disso, nada mais justo se não, compartilhar.

E você, já parou para pensar nisso? Existe algum sentimento a ser transformado aí, dentro de você?

Pensem nisso!

Bjs, fique com Deus e até a próxima.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Vamos falar sobre mágoa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s